Dia do Sanitarista
- Centro Acadêmico Emílio Ribas
- 2 de jan. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 17 de fev. de 2019
No dia 2 de Janeiro comemora-se o Dia do Sanitarista e, assim, compartilhamos o texto do Prof. Paulo Capel Narvai – Professor Titular do Departamento de Política de Gestão de Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, publicado no Site da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), no qual fala sobre a criação desta data importante para nós da FSP.

Apesar de ser uma alegria do reconhecimento dos profissionais de um dos cursos ministrados na FSP, precisamos pegar está alegria e usarmos de base para termos força para as lutas que teremos a frente, pois, além dos anos de precarização do SUS e de abertura para o capital estrangeiro, a saúde, hoje, no primeiro dia de governo de Jair Bolsonaro – herdeiro da ditadura militar e que sobe ao poder depois do golpe, das eleições manipuladas, com o autoritarismo judiciário apoiado pelos militares - já vemos seu objetivo de atacar os trabalhadores, com utilização demagógica da saúde indígena para atacar esta população originária, a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a exclusão dos LGBTs dos direitos humanos, além do congelamento do salário mínimo abaixo do esperado.
Será um ano intenso e é preciso que a União Nacional dos Estudantes (UNE) organize os estudantes para enfrentar, em aliança com os trabalhadores, todos os ataques! Nós da nova gestão do CAER – Katendê: a educação respira luta – estaremos ao lado dos estudantes para organizarmos e enfrentarmos juntos os ataques na saúde, educação e em todas as outras áreas alvo.
Comments